Em comunicado

Petrobras (PETR4) esclarece acordo com Unigel sobre fábricas de fertilizantes na Bahia e em Sergipe

De acordo com uma reportagem, o conselho de administração da estatal teria aprovado um acordo com a Unigel para retomar as operações das plantas de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), além de abrir licitação para contratação de operador

Rio de Janeiro – Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Rio de Janeiro – Edifício sede da Petrobras no Centro do Rio. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras (PETR3)(PETR4) divulgou na noite desta quarta-feira, 23, um comunicado ao mercado em que esclarece informações veiculadas pelo jornal O Estado de S. Paulo, no dia 19 de abril, sobre um possível acordo com a Unigel que envolve fábricas de fertilizantes.

De acordo com a reportagem, o conselho de administração da estatal teria aprovado um acordo com a Unigel para retomar as operações das plantas de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE), além de abrir licitação para contratação de operador.

A petroleira confirmou que negociações estão em andamento com a Unigel, conforme anteriormente divulgado em 13 de janeiro de 2025.

O objetivo tem sido alcançar uma solução definitiva, rentável e viável para o fornecimento de fertilizantes ao mercado nacional.

A companhia detalhou que seu conselho autorizou, sob condições precedentes, a assinatura de um acordo com a Proquigel, subsidiária da Unigel, para encerrar litígios contratuais e retomar a posse das unidades.

Contudo, a Petrobras (PETR4) ressaltou que o acordo ainda depende de aprovação nas instâncias competentes da Proquigel, do cumprimento de etapas preliminares, da assinatura das partes envolvidas e da homologação pelo Tribunal Arbitral.

Apenas após esses trâmites o acordo vai ser considerado válido.