Referência

Petrobras (PETR4): Refinaria Presidente Bernardes completa 70 anos como marco do setor petroquímico

Com capacidade para processar 180 mil barris de petróleo por dia, a refinaria responde por 11,00% da produção de derivados

Sobre o Apoio

Ipê Investimentos Investimentos Acessar site
Edifício sede da Petrobras na Avenida Chile, centro da cidade.
Edifício sede da Petrobras na Avenida Chile, centro da cidade.

A Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), localizada em Cubatão (SP), celebra 70 anos de operação nesta quarta-feira (16), conforme anunciado pela Petrobras (PETR4). Primeira grande unidade de refino da estatal, a RPBC foi inaugurada em 1955 e desempenha papel estratégico no parque de refino nacional.

Com capacidade para processar 180 mil barris de petróleo por dia, a refinaria responde por 11,00% da produção de derivados da Petrobras.

Além da importância econômica, a RPBC desempenhou papel fundamental no desenvolvimento industrial da Baixada Santista, e contribuiu para que Cubatão se tornasse, na década de 1970, o maior polo petroquímico da América Latina.

Hoje, a unidade responde por uma produção diária de 8,2 mil m³ de gasolina — suficiente para abastecer cerca de 140 mil veículos — e 14,4 mil m³ de diesel, o bastante para encher o tanque de quase 120 mil caminhões.

No segmento de GLP, a produção diária equivale ao abastecimento de 108 mil botijões residenciais.

A refinaria também se tornou referência na produção de combustíveis e solventes especiais, como:

  • gasolina de aviação,
  • gasolina Podium Carbono Neutro
  • e solventes como benzeno, xilenos e tolueno.

A maior parte da produção abastece a Grande São Paulo, além de ser distribuída para a Baixada Santista e outras regiões do Brasil.

Em 2024, a RPBC foi responsável pelo pagamento de quase R$ 98 milhões em tributos municipais à cidade de Cubatão, que se tornou a segunda do país em arrecadação de impostos pagos pela Petrobras.