Análises

Bradesco Seguros vai realizar um IPO? Movimento pode beneficiar BBDC4, segundo analistas

Outros bancos com braços fortes no setor, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, possuem suas próprias seguradoras listadas

Bradesco Seguros avalia a possibilidade de realizar um IPO
Bradesco Seguros avalia a possibilidade de realizar um IPO | Reprodução

O Bradesco Seguros (uma das empresas do Bradesco – BBDC4) está avaliando a possibilidade de uma oferta pública inicial (IPO). Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o CEO do segmento de seguros, Ivan Gontijo, afirmou que a gestão está continuamente pensando neste movimento.

No entanto, a decisão de abrir capital depende das condições de mercado, de acordo com o CEO. Gontijo disse a repórteres nesta quarta-feira (12) que “isso é muito mais sobre oportunidade, criada pelo mercado. Se fizer sentido, estamos abertos a planejar algo mais estruturado. Mas esse é um tema que constantemente revisitamos, está sob avaliação permanente nas nossas mesas e discussões”.

O grupo de seguros inclui Bradesco Saúde, Bradesco Seguros (seguro de automóveis e propriedades), Bradesco Vida e Previdência, Bradesco Capitalização, BSP Empreendimentos Imobiliários e Atlântica Hospitais.

Outros bancos com braços fortes no setor de seguros, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, possuem suas próprias seguradoras listadas: BB Seguridade (BBSE3) e Caixa Seguridade (CXSE3).

Atualmente, uma parte significativa dos lucros do Bradesco vem da sua área de seguros. Em nove meses de 2024, o segmento reportou um lucro de R$ 6,5 bilhões, 45% do total de R$ 14,2 bilhões de todo o conglomerado.

Para 2025, o foco da área de seguros é expandir-se nas regiões Norte e Nordeste, além de crescer em produtos como seguro agrícola e planos de previdência.

Apesar de continuar buscando novas parcerias, fusões e aquisições (M&A) e joint ventures, a Bradesco Seguros afirma que o foco continua sendo o crescimento orgânico, independentemente do cenário macroeconômico. E, atualmente, o esforço está focado na área de saúde, apesar do recente aumento de custos e cancelamentos de planos de saúde.

Qual a visão do BTG Pactual sobre um possível IPO do Bradesco Seguros?

O IPO do Bradesco Seguros não é um tema recente para os analistas do BTG Pactual, que afirmaram que esse assunto é citado há ao menos 15 anos.

“Faz sentido acreditar que essas discussões possam realmente ressurgir, apesar das atuais condições de mercado. Afinal, o Bradesco (como grupo) está sob uma pressão significativa em termos de avaliação, negociando abaixo de seu valor patrimonial”, avaliam os analistas.

Por outro lado, o negócio de seguros está indo muito bem, com um desempenho notável nos últimos trimestres/anos, segundo a instituição.

Em 2023, o lucro líquido da vertical cresceu 32% ano a ano, com o ROE (retorno sobre patrimônio) subindo de 18,9% em 2022 para 22,4% em 2023.

Apenas no 3T24, a vertical alcançou um ROE de 23,7%, com o lucro líquido crescendo 8% em relação ao trimestre anterior e 1% em relação ao ano anterior.

“Dito isso, é muito provável que a área de seguros seja negociada a uma avaliação muito maior em comparação com o banco no caso de uma IPO. Além disso, poderia ajudar o Bradesco a melhorar sua posição de capital em termos muito mais atraentes“, concluem os analistas Eduardo Rosman, Ricardo Buchpiguel e Thiago Paura.

O banco afirmou em relatório que continuará monitorando os próximos passos do Bradesco Seguros.