SpaceRecomendações

Rede D'Or (RDOR3) e SulAmérica (SULA11): recursos aceitos pelo Cade não impedirão acordo, diz Safra

Fato pode trazer alguma volatilidade adicional no curto prazo, mas só, afirmam analistas

- Pixabay
- Pixabay

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (cade) aceitou recursos contra aquisição da SulAmérica (SULA11) pela Rede D’Or (RDOR3). As companhias têm o prazo de 10 dias para manifestação.

Para o Banco Safra, os recursos aceitos contra a transação não impedirão o acordo. Na avaliação de Rafael Une e Ricardo Boiati, fato pode trazer alguma volatilidade adicional no curto prazo, mas só.

Eles afirmam que esta era uma etapa até esperada na análise antitruste, pois os concorrentes exercem seu direito de questionar o negócio.

Boiati e Une alegam que o risco de restrições permanece bastante baixo, mas esta notícia pode frustrar alguns investidores que eventualmente poderiam ter ficaram excessivamente confiantes depois que a superintendência-geral do órgão aprovou o negócio sem restrições algumas semanas atrás.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) analisa o negócio conjuntamente e, para os analistas, o principal risco está relacionado ao fato de Rede D’Or ter participação na Qualicorp (QUAL3). 

O relator deu provimento ao recurso de nove concorrentes (Hospital Oswaldo Cruz, Supermed Benevix, HCor, Hospital Sírio Libanês, Hospital AC Camargo, Hospital Albert Einstein, Beneficência Portuguesa e Hospital Mater Dei) que, na sua opinião, levantam questões importantes para justificar uma
maior escrutínio do conselho antitruste, como: 

(i) diferentes cenários para a definição de mercado relevante;

(ii) aumento das barreiras de entrada no setor;

(iii) efeitos conglomerados;

(iv) incentivos à adoção de práticas discriminatórias;

(v) possibilidade de encerramento afetado pelos mercados;

(vi) acesso a informações sensíveis; entre outros. 

Entretanto, o Banco Safra mantém recomendação de compra para RDOR3 e SULA11, com preços-alvo de R$ 42,00 e R$ 32,00 ao fim de 2023, respectivamente.