
Em agosto, o volume consolidado das operações ferroviárias da Rumo (em milhões de TKU) aumentou 26% A/A – levemente abaixo do volume de julho de 7 bi TKUs.
A alta foi suportada pela temporada de milho (+60% A/A) além de volume residual de soja e farelo de soja (+9% e +25% A/A, respectivamente).
De acordo com o Goldman Sachs observou que, se os volumes de setembro seguirem a sazonalidade típica do mês (queda de 7% MoM), os volumes do 3T22 cresceriam 23% A/A (o que traria um pequeno risco de queda para GSe's de +27% A/A todos os demais iguais).
No entanto, continuam com estimativas aproximadamente 17% acima do consenso da Bloomberg no nível de EBITDA para o 3T22 (e 6% acima para o 2S22), dadas as expectativas de uma inflexão para o segundo semestre.
Eles mantêm a recomendação de compra em RAIL3, com preço-alvo de R$ 24,00 em doze meses, com base nos seguintes pontos:
i) melhora esperada no momentum daqui para frente, especialmente no 2S, em um ambiente comparável fraco e melhor preço de frete rodoviário (após preços mais altos de diesel);
ii) O pedágio da BR163 no 2S22 deve tornar a Rumo ainda mais competitiva em relação aos caminhoneiros;
iii) expectativas razoáveis de mercado após a redução, desde o início do ano, do consenso da Bloomberg para o EBITDA nos próximos anos; e
iv) avaliação atraente em ~15% TIR nominal (ou ~12% em termos reais vs títulos indexados à inflação de 10 anos em ~6%)
A XP Investimentos projeta fortes volumes para o segundo semestre, com base em:
i) sólidas perspectivas para a colheita de milho no MT; e
ii) melhoria da competitividade tarifária da rota de exportação Sorriso-Santos (16% mais barata que o Arco Norte [Sorriso-Barcarena]).
Em uma base UDM¹, a Rumo continuou a ganhar participação de mercado (45% em Ago’22 UDM, vs. 42% em 2021 e 40% em 2020), com o Arco Norte (incluída HBSA) em perda de participação ligeiramente em 31% (vs. 31% em 2021 e 34% em 2020).
A XP reiterou sua perspectiva positiva para as exportações de grãos do Centro-Oeste do Brasil e as recomendações de compra para RAIL3, com preço-alvo de 24,00.