Nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu o rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de 31ª emissão de debêntures quirografárias da Sabesp (SBSP3).
A operação vai totalizar de R$ 2,5 bilhões a R$ 3,0 bilhões, em três séries, com vencimento final em dez anos. Os recursos serão utilizados para refinanciamento de dívida, recomposição e reforço de caixa.
A Fitch já classifica a Sabesp com IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) em moeda estrangeira e moeda local ‘BB+’ e rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’.
A perspectiva dos ratings corporativos foi definida como estável.
De acordo com a agência, os ratings refletem os sólidos fundamentos do setor de saneamento básico no Brasil, bem como o forte perfil de negócios e financeiro da Sabesp.
A Fitch acredita que a empresa vai manter a alavancagem líquida conservadora e robusta liquidez, apesar da previsão de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos.
A análise considera a exposição da Sabesp a seu acionista majoritário, o Estado de São Paulo (BB/Estável).
A metodologia da Fitch permite que o IDR em Moeda Local da Sabesp fique até dois graus acima do rating do controlador. Logo, a qualidade de crédito de São Paulo não restringe a classificação da companhia de saneamento.