Expansão

Suzano (SUZB3) conclui compra de ativos para fabricação de papel cartão nos EUA, por US$ 110 milhões

Aquisição permitirá a empresa uma expansão no competitivo mercado norte-americano, ao aumentar sua capacidade de produção para cerca de 420.000 toneladas métricas por ano

Suzano (SUZB3)
Divulgação/Reprodução

A Suzano (SUZB3) anunciou nesta terça-feira (1), a conclusão da aquisição da totalidade dos ativos das plantas de fabricação de papelcartão revestido e não revestido da Pactiv Evergreen e suas afiliadas, localizadas em Pine Bluff, Arkansas, e Waynesville, na Carolina do Norte.

A operação foi realizada através de uma subsidiária da companhia, com um valor total de US$ 110 milhões, sujeito a ajustes habituais.

Inicialmente, essa aquisição permitirá à Suzano expandir sua presença no competitivo mercado norte-americano de papelcartão, ao aumentar sua capacidade de produção para cerca de 420.000 toneladas métricas por ano.

Além disso, a Suzano e a Pactiv firmaram um contrato de serviços de transição e um contrato de fornecimento de longo prazo, onde a Suzano fornecerá produtos produzidos em Pine Bluff, tornando a Pactiv um cliente relevante da nova operação.

A princípio, a operação é parte da estratégia de longo prazo da Suzano de “Avançar nos elos da cadeia, sempre com vantagem competitiva”, e está alinhada à busca por competitividade e escalabilidade no mercado.

A empresa também destacou que a aquisição não impactará sua alavancagem financeira ou endividamento.

Compra de fatia na Lenzing

Recentemente, a companhia anunciou a conclusão da aquisição de 15% das ações da Lenzing Aktiengesellschaft, anteriormente detidas pelo Grupo B&C.

Com a conclusão, a Suzano passa a ter direito a duas posições no conselho de administração da Lenzing e pode adquirir uma participação adicional de 15% até 2028.

Sobretudo, a Suzano ressaltou que a operação não vai ter impacto material na sua alavancagem financeira ou endividamento.

A Lenzing se posiciona como uma líder global na produção de fibras sustentáveis, com capacidade superior a 1 milhão de toneladas anuais.