A Telefônica Brasil (VIVT3), que opera a marca Vivo, anunciou nesta segunda-feira (2), que Banco Central (BC) concedeu à empresa a licença para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD).
Esta licença permite à Vivo realizar operações de empréstimo e financiamento diretamente, sem a necessidade de intermediação de bancos tradicionais.
Transformação em fintech de crédito
A nova licença posiciona a Vivo como uma fintech de crédito, e marca um passo significativo na diversificação dos seus serviços financeiros.
Atualmente, a empresa utiliza plataformas de terceiros, conhecidas como bank as a service, para oferecer serviços financeiros.
Com a autorização de SCD, a Vivo ganha mais autonomia para desenvolver e oferecer novos serviços diretamente aos seus clientes.
Leandro Coelho, diretor da Vivo Fintech, ressaltou a importância da licença e destacou que a permissão concedida pelo Banco Central garante mais flexibilidade para a empresa e aumenta a eficiência de sua operação no setor de fintech.
Novos serviços pela marca Vivo Pay
A partir da concessão da licença, a Vivo planeja lançar uma série de novos serviços financeiros sob a marca Vivo Pay, sua plataforma de soluções financeiras.
Entre as novidades esperadas estão uma conta digital exclusiva para seus clientes e novos produtos de crédito, que se destacam como o carro-chefe do portfólio de serviços financeiros da empresa.
Recentemente, a companhia também lançou dois novos serviços de crédito: parcela Pix e antecipação do saque-aniversário do FGTS.
O portfólio da Vivo Pay ainda inclui seguros para celulares e outros dispositivos, como tablets e notebooks.
Sem impacto para o consumidor final
A Vivo garantiu que a migração para o novo modelo de operação não vai ter impacto para o consumidor final.
A empresa explicou que, ao assumir o controle total das operações, vai ter maior autonomia para integrar seus serviços financeiros aos seus canais existentes, e proporcionar uma melhor experiência para os usuários.
Expansão por meio do app Vivo
A estratégia da Vivo inclui alavancar os novos serviços financeiros através do seu aplicativo.
Atualmente, o aplicativo Vivo tem sido utilizado por oito em cada dez clientes que interagem com a empresa.
Os assinantes poderão contratar e gerenciar seu portfólio financeiro diretamente pelo aplicativo Vivo, na aba Vivo Pay, sem a necessidade de baixar aplicativos adicionais.
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.