Os analistas do BTG Pactual recomendaram compra das ações da Telefônica (VIVT3) no último domingo (17), após o anúncio da aprovação do pedido de redução de capital da Vivo na última sexta-feira (15).
Em relatório, o banco estimou que a Telefônica levará até três meses e meio para ter a redução de capital totalmente aprovada, e para que ela possa ter o pagamento efetuado. "Assim, o dinheiro – ou pelo menos a primeira parcela – poderá chegar aos acionistas entre o final deste ano e o início do próximo. Ainda não sabemos exatamente como a Vivo fará o pagamento, pois ele poderá ser feito em uma ou mais parcelas."
Ainda foi avaliado que a resposta a redução dependerá da geração de caixa, e que ainda é possível que a empresa se endivide. A a telecomunicadora fará esse pagamento nos próximos três anos – 2 bilhões de reais em 2023-24 e 1 bilhão em 2025.
"A Vivo possui R$64 bilhões em capital e poderia argumentar que poderia operar o negócio com um valor muito menor. No entanto, como concessionária de serviços de telecomunicações fixas, além da aprovação do Conselho de Administração e dos acionistas, também precisa da autorização da Anatel para reduzir seu capital", disseram.
Por volta de 15h08, as ações da Telefônica operavam em alta de 2.5%, valendo R$ 44,38.