Recomendações

Ultrapar (UGPA3): Goldman Sachs mantém recomendação de compra, mas prefere Petrobras (PETR4)

Banco destaca a redução da dívida líquida da dona das marcas Ipiranga, Ultracargo e Ultragaz no segundo trimestre

- Ipiranga/Divulgação
- Ipiranga/Divulgação

Em relatório publicado na quarta-feira (3), o Goldman Sachs reiterou recomendação de compra para Ultrapar (UGPA3), mas disse preferir Petrobras (PETR4). O material foi divulgado após a dona das marcas Ipiranga, Ultracargo e Ultragaz reportar seus resultados referentes ao segundo trimestre.

O EBITDA da companhia foi de R$ 754 milhões, em uma expansão que representa ganhos de 157% em relação ao informado um ano atrás. 

Houve redução da dívida líquida, que, por sua vez, fora atribuída principalmente à entrada de caixa referente à venda da Oxiteno em abril deste ano, parcialmente compensada pelo consumo de caixa com capital de giro (sobre preços de combustíveis mais elevados). 

Goldman Sachs mantém rating de compra para a empresa, ao preço-alvo de R$ 16,20 em doze meses – o que resulta em um potencial de valorização de 20,4% segundo os cálculos.

Analistas veem a empresa negociada em uma avaliação pouco exigente de EV/EBITDA 2023 de 5,6x, aproximadamente 40% abaixo de seu múltiplo médio histórico de 8 anos, juntamente com possível risco de alta tanto para o consenso de GS quanto para as estimativas de Bloomberg para o segundo semestre.

Eles reiteraram preferência pela Petrobras (PETR4) entre os estoques de energia da cobertura, principalmente devido a um rendimento estimado em 2023E de ~40% div.