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Ultrapar (UGPA3) ou Vibra (VBBR3): qual ação escolher?

Por que comprar só uma quando você pode obter ganhos com as duas? Veja o que diz o Itaú BBA

Divulgação: Vibra Energia - Divulgação: Vibra Energia
Divulgação: Vibra Energia - Divulgação: Vibra Energia

Nesta segunda-feira (6), o Itaú BBA retomou a cobertura das ações de Ultrapar (UGPA3) e Vibra (VBBR3) com recomendações de compra para ambos os papéis e preços-alvo de R$ 18,00 e de R$ 25,00 ao fim deste ano, respectivamente.

Analistas liderados por Daniel Sasson e Monique Greco escrevem que veem as duas empresas com negociações a múltiplos EV/Ebitda (valor da empresa em relação ao resultado operacional) 2023 atrativos – 4,7x para Ultrapar e 5,5x para Vibra.

De acordo com os cálculos do Itaú BBA, as projeções significam um potencial de ganho em relação aos preços atuais de 46,0% e 79,0%, nesta ordem.

Greco, Sasson e equipe pontuam que a dinâmica do jogo de distribuição de combustíveis no Brasil variou muito ao longo dos anos, dominada pelas políticas de preços e de suprimento da Petrobras (PETR3)(PETR4), com diferentes graus de competição, mudanças no sistema tributário, flutuações nos preços internacionais e risco de desabastecimento.

Para os analistas, a distribuição geográfica de cada uma das empresas deu vantagens competitivas cruciais ao longo do tempo, mas o passado recente tem mostrado uma dinâmica totalmente nova no setor, e força as empresas a se adaptarem rapidamente para capturar oportunidades e continuarem competitivas.

Eles pontuam que ambas as empresas tiveram sucesso nesse desafio, e conseguiram ainda expandir suas margens (rentabilidade) no processo.

Em uma outra frente, citam como um outro driver positivo a transição energética para fontes de energia mais limpas e para um futuro de baixo carbono que já começou.

Por fim, Greco, Sasson e equipe afirmam que as companhias se posicionaram para capturar as oportunidades que surgem nesse novo jogo.

Vibra monta agora uma plataforma multi-energia que pode atender às metas energéticas e carbono-neutro de seus clientes, enquanto a Ultra usa a capilaridade da Ultragaz, alavancada pelo reconhecimento da marca, para fazer uma conexão entre os clientes finais e fontes alternativas de energia, tais como solar e gás natural.