A Ativa Investimentos ajustou sua recomendação em relação às ações da Usiminas (USIM5), passando de venda para neutra, após a conclusão da reforma do Alto-Forno. Além disso, a empresa elevou o preço-alvo dessas ações de R$7 para R$8.
“Acreditamos fortemente que a foto do setor siderúrgico segue negativa e que a companhia deve seguir apresentando resultados fracos no setor em função da dificuldade em repassar preços e a baixa competividade comercial frente ao importado”, detalha o analista Ilan Arbetman, em relatório.
No entanto, o documento destaca os ganhos potenciais de eficiência com a reforma do principal forno da empresa, juntamente com um cenário mais favorável para o setor de mineração. Esses aspectos apontam para a possibilidade de que os riscos de alta e baixa já estejam adequadamente considerados nos preços.
A Ativa Investimentos pondera que o atual contexto ainda se mostra desafiador para a siderurgia, com a importação representando o principal obstáculo.
Após um terceiro trimestre com resultados negativos em termos de Ebitda no setor siderúrgico, a projeção para os últimos três meses do ano continua apontando para tendências negativas, possivelmente mais acentuadas. Essa deterioração poderia ser parcialmente compensada por melhorias nos preços do setor de mineração.
No que diz respeito à mineração, as perspectivas são mais otimistas. Os resultados esperados para o quarto trimestre neste segmento podem ser impulsionados pelo substancial volume de exportações de aço pela China, somado a uma oferta reduzida de minério de ferro, o que tende a favorecer os preços.