
A Vale (VALE3) confirmou nesta terça-feira (25), que recebeu indicações de acionistas para a composição do Conselho Fiscal da companhia para o mandato 2025-2026. As indicações foram feitas por Franklin Templeton Investments, Argucia Capital e Capstone Partners, que indicaram os candidatos para os cargos de membro titular e suplente do Conselho Fiscal.
O candidato indicado para o cargo de membro titular é Aristoteles Nogueira Filho, enquanto a indicação para suplente é Leda Maria Deiro Hahn.
No entanto, a mineradora destaca que essas indicações já constam na Proposta da Administração e no Boletim de Voto a Distância, que foram disponibilizados no mesmo dia da convocação das Assembleias Gerais.
Sobretudo, o Conselho Fiscal da Vale é um órgão permanente e independente, conforme estabelecido no Estatuto Social da companhia e previsto pela legislação brasileira.
Sua principal função é supervisionar os atos do Comitê Executivo e do Conselho de Administração, garantindo o cumprimento de deveres legais e estatutários.
O órgão é composto por 3 a 5 membros efetivos e suplentes, que são eleitos anualmente durante a Assembleia Geral Ordinária.
O Conselho Fiscal tem diversas responsabilidades, incluindo a análise das Demonstrações Financeiras da companhia, emissão de parecer sobre o Relatório da Administração, além de avaliar as propostas de alteração do capital social, emissão de debêntures ou bônus de subscrição, e os planos de investimento e orçamentos, entre outras funções essenciais.
Assim, o processo eleitoral ocorrerá durante a Assembleia Geral Ordinária, e todas as informações detalhadas estão disponíveis nos documentos relacionados, como o Estatuto Social da Vale, o Regimento Interno do Conselho Fiscal e a Proposta da Administração.