A Vale (VALE3) anunciou nesta segunda-feira (31) um acordo com a Global Infrastructure Partners (GIP) para a formação de uma joint venture na Aliança Energia, empresa atuante no setor elétrico brasileiro.
Pelo acordo, a mineradora vai receber aproximadamente US$ 1 bilhão e detém uma participação de 30% na nova empresa, enquanto a GIP, controlada pelo BlackRock, vai ficar com os 70% restantes.
O GIP, um dos maiores fundos de investimento em infraestrutura do mundo, contabiliza ativos avaliados em cerca de US$ 170 bilhões.
A parceria vai permitir à Vale (VALE3) manter sua matriz elétrica 100% renovável no Brasil, assegura custos energéticos competitivos, com preços fixados em dólares e sem reajustes inflacionários.
Com a conclusão do acordo, a Aliança Energia vai passar a administrar ativos estratégicos de geração de energia, como o parque solar Sol do Cerrado e a Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, ambos localizados em Minas Gerais (MG).
A joint venture também vai contar com outras seis usinas hidrelétricas em Minas Gerais (MG) e três parques eólicos distribuídos entre Rio Grande do Norte (RN) e Ceará (CE), com capacidade total de geração de 2.189 MW.