O Bradesco BBI avalia que a Vale (VALE3) trouxe sinalizações positivas quanto aos fundamentos do mercado de minério de ferro em seu Investor Day, realizado em Londres na última terça-feira, 5 de dezembro.
A dinâmica dos preços da commodity deve permanecer forte, com a demanda chinesa resiliente e a demanda global (ou seja, excluída a China) em melhoria no ano de 2024.
Do lado negativo, a orientação de volume não atingiu as estimativas dos analistas, enquanto os volumes de médio prazo de metais básicos (2026) foram revistos em baixa.
Além disso, a orientação de Custo dos Produtos Vendidos – caixa para o negócio de metais básicos também ficou acima das projeções, enquanto os custos C1 para a commodity ficaram em linha com o esperado (em torno de US$ 22,25 por tonelada para 2024, considerado o ponto médio da orientação).
O Bradesco BBI destacou que a mineradora continua como sua principal recomendação no setor.
Analistas acreditam que a forte dinâmica do minério de ferro deve continuar a impulsionar os resultados da Vale, enquanto a empresa continua a buscar medidas de eficiência nas divisões de minério de ferro e de metais básicos. O valuation segue atraente, em 4,6x o múltiplo EV/EBITDA para 2024.