A Vale (VALE3), uma das maiores empresas de mineração do mundo, anunciou que sua subsidiária Vale Base Metals deu início a um processo de revisão estratégica para explorar diversas alternativas em relação aos ativos de mineração e exploração localizados em Thompson, na província de Manitoba, Canadá.
Entre as opções avaliadas, estaria a possibilidade de uma potencial venda desses ativos.
Segundo a mineradora, a revisão dos ativos de Thompson faz parte de um esforço mais amplo para otimizar a base de ativos da Vale Base Metals.
Essa iniciativa busca garantir a competitividade e a eficiência do portfólio integrado de níquel da subsidiária.
De acordo com o comunicado, “a conclusão deste processo era esperada para o segundo semestre de 2025“.
O Cinturão de Níquel de Thompson, amplamente reconhecido como um dos depósitos de níquel mais significativos do mundo, desde 1956, tem sido responsável pela produção de níquel, e consolidou-se como uma área estratégica para a Vale Base Metals.
Com 135 quilômetros de extensão, o cinturão oferece não apenas reservas comprovadas de níquel, mas também um potencial significativo para a descoberta de novos recursos.
Os ativos operacionais incluem duas minas subterrâneas em atividade, uma usina de processamento localizada nas proximidades e amplas oportunidades para exploração adicional ao longo do cinturão.
Nos últimos doze meses encerrados no terceiro trimestre de 2024, a operação em Thompson foi responsável por produzir 10,50 mil toneladas métricas de níquel acabado, um volume expressivo que reforça a importância desses ativos no portfólio global da Vale Base Metals.