A Vale Metais Básicos, subsidiária da Vale (VALE3), está próxima de um acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará para retomar as operações das minas de Onça Puma e Sossego, informou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Localizadas no sudeste do estado, as minas tiveram suas licenças suspensas devido a questões ambientais e sociais, conforme o órgão ambiental.
A Vale Metais Básicos está em conversas construtivas com a Semas e espera finalizar um acordo nos próximos dias para homologação no Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com a agência.
Inicialmente suspensas em fevereiro, as licenças foram temporariamente restabelecidas por liminares, porém foram revogadas pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA) em abril.
Como resultado, a Vale concedeu férias coletivas aos funcionários das minas, a partir de maio para Onça Puma e de junho para Sossego.
Paralelamente, a Vale solicitou suspensão provisória ao STF.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, encaminhou o caso ao Núcleo de Solução Consensual de Conflitos (Nusol) do tribunal, que realizou uma audiência em maio.
Uma segunda audiência foi agendada, porém, com o progresso das negociações, o magistrado cancelou o encontro e suspendeu o processo para que as partes continuem as negociações por um acordo.
As informações são da agência Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.