Ações recomendadas

Vale (VALE3): produção e vendas do 3º tri decepcionam analistas; o que fazer?

Estimativas atualizadas implicam em uma projeção menor para o EBITDA da mineradora, diz XP Investimentos

- Divulgação
- Divulgação

A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) atingiu 86,24 milhões de toneladas no terceiro trimestre deste ano, uma queda de 3,90% em doze meses, apontou a companhia em seu relatório de produção e vendas sobre o período.

O recuo na base de comparação anual foi atribuído à menor produção de run-of-mine do complexo de Paraopeba e à menor produção de Serra Norte. 

As vendas de finos e pelotas de minério de ferro cresceram 6% em um ano, ao passo que a produção de cobre avançou 10% na comparação com o intervalo entre julho e setembro de 2022, devido ao contínuo ramp-up de Salobo III.

As vendas de cobre se expandiram em 8% na base de comparação anual.

Já a produção de níquel declinou 19% em doze meses, devido à transição contínua de Voisey’s Bay para operações subterrâneas e manutenção adicional na refinaria de Sudbury no intervalo. As vendas de níquel diminuíram 12,0% na comparação ano a ano.

Recomendações

Para a XP Investimentos, a mineradora reportou um desempenho operacional neutro entre julho e setembro, com vendas abaixo do esperado compensadas por uma melhor qualidade do minério de ferro e preços realizados.

As estimativas atualizadas implicam um EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de US$ 4,5 bilhões, volume 3,0% inferior à previsão anterior.

Por fim, o guidance de produção de cobre foi revisado para baixo, para 315-325 KT (de 335-370 KT).

Analistas preferiram manter-se neutros em relação aos papéis VALE3, com preço-alvo de R$ 73,00 por ação.