A Vibra (VBBR3) revelou, nesta quinta-feira, 29 de agosto, um robusto plano de investimento de R$ 300 milhões voltado para expandir sua atuação no setor agro.
A companhia quer aumentar sua presença na venda de lubrificantes e combustíveis, especialmente diesel, nas regiões onde o agronegócio possui uma presença significativa.
A declaração foi feita pelo presidente da empresa, Ernesto Pousada, durante o Vibra Investor Day.
Participação atual e metas futuras
Atualmente, a Vibra detém 22% do mercado de agronegócio, enquanto a média nacional da empresa chega a 30%.
“Existe de fato uma oportunidade de uma distribuidora como a nossa de avançar no agro”, afirmou Pousada.
Ele destacou que a empresa já investiu cerca de R$ 150 milhões em infraestrutura logística nos últimos anos, especialmente em regiões estratégicas como o Arco Norte, o Centro-Oeste e o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Inovação e sustentabilidade no Agronegócio
“A Vibra inova para o campo, desenvolvendo produtos e investindo em soluções sustentáveis para o agronegócio. A companhia quer impulsionar a agricultura brasileira ao oferecer aumento de produtividade para o produtor rural.”
Segundo o executivo, o agronegócio age como o motor do crescimento da economia brasileira e o diesel continua como a principal fonte de energia para esse setor.
Plano de crescimento e expansão da rede de postos
Durante o evento, a companhia detalhou seu plano de crescimento, que inclui a expansão da rede de postos e a ampliação significativa do portfólio de clientes no segmento B2B.
Vanessa Gordilho, vice-presidente de Negócios, Produtos e Marketing, anunciou a meta de dobrar o número de lojas BR Mania nos postos da Vibra nos próximos anos.
“Temos a meta de dobrar a quantidade de lojas BR Mania nos nossos postos nos próximos anos, a ter presença em mais de 25,00% da rede, com ganhos de até 16,00% de volume por cada posto com novas lojas”.
Para atingir essa meta, a companhia implementa um novo modelo de lojas menores, com 15 m², para atender diretamente às necessidades dos clientes.
Além disso, a Vibra planeja expandir a quantidade de centros de lubrificação Lubrax+, e atingir 30% da sua rede até 2028.
“Para isso, oferecer benefícios para atrair e fidelizar o consumidor. Estar sempre ao lado do nosso revendedor para que ele venda mais e aumente a sua rentabilidade,” disse Gordilho.
Combate à ilegalidade e expansão na América Latina
Outro pilar estratégico para a Vibra tem sido o combate à ilegalidade no setor de combustíveis, que deve trazer benefícios também para os revendedores, de acordo com Henry Hadid, vice-presidente jurídico da companhia.
No segmento de lubrificantes, a Vibra busca ampliar sua fatia no mercado da América Latina.
“Miramos um mercado potencial de 8 bilhões de reais de lucro bruto na América Latina,” destacou Pousada.
Nos últimos três anos, o EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de Lubrax no mercado brasileiro cresceu 35%, em reflexo a sólida trajetória da marca.
Entrada no mercado de Gás Natural
Pousada também comentou sobre a recente entrada da Vibra no mercado de gás natural.
Embora ainda em estágio inicial, o executivo vê o gás como um complemento estratégico para o portfólio da empresa.
“Vamos buscar o melhor para que a gente possa entrar da maneira correta com os retornos apropriados (no mercado de gás)”, concluiu.
As informações são de Reuters.