A Vivo (VIVT3) anunciou dois novos produtos de crédito: parcela pix e antecipação do saque aniversário do FGTS, ampliando a oferta de crédito no Brasil.
A princípio, essa estratégia faz parte do posicionamento da marca como uma empresa de tecnologia com atuação além da conectividade, afirma Leandro Coelho, diretor da Vivo.
Desde 2020, a operadora oferece empréstimos pessoais de R$ 500 a R$ 50 mil, totalizando R$ 420 milhões no 1º trimestre deste ano, quase o dobro do ano anterior.
Sobretudo, as receitas da companhia com serviços financeiros cresceram 29,4% entre março de 2023 e março de 2024, totalizando R$ 425 milhões, incluindo seguros e consórcios de smartphones.
Vivo Pay
A empresa solicitou ao Banco Central (BC) licença para operar como Sociedade de Crédito Direto (SCD), buscando flexibilidade para oferecer novos serviços e reduzir custos. A Vivo continua utilizando o modelo de bank as a service com parceiros e planeja que ambos os modelos coexistam.
Além disso, a empresa também pretende consolidar seus serviços sob a marca Vivo Pay, unificando o acesso por meio do aplicativo Vivo.
A estratégia inclui aproveitar o potencial do app, que conta com mais de 22 milhões de usuários únicos, para oferecer uma plataforma financeira integrada.