
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, por meio de comunicado oficial, a aprovação de um financiamento no valor de R$ 118,8 milhões para impulsionar o plano de inovação da WEG (WEGE3).
Os fundos serão direcionados a um amplo projeto que contempla investimentos em digitalização e descarbonização, a serem implementados pela empresa até o ano de 2025.
De acordo com o banco, o plano de inovação da WEG vai ser viabilizado por meio da linha de financiamento BNDES Mais Inovação, lançada em setembro de 2023.
Essa linha oferece custos vinculados à taxa referencial (TR) para iniciativas de inovação e digitalização.
Além disso, conforme apurado pelo banco, o projeto está em sintonia com as metas de descarbonização estabelecidas pela própria WEG.
Em 2022, a empresa lançou o Programa WEG de Carbono Neutro, com o objetivo de reduzir em 52% suas emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030, conforme detalhado pela instituição de fomento.
O BNDES também constatou que, dentre os objetivos da WEG para os recursos obtidos, estão o desenvolvimento de produtos mais eficientes, sustentáveis e digitais, com a incorporação de tecnologias 4.0.
Isso engloba a conectividade entre máquinas e sistemas de monitoramento em tempo real, o desenvolvimento de novos materiais para motores elétricos, pela redução de perdas de fabricação, e a criação de novas topologias de motores elétricos, como os motores lineares, para atender às demandas emergentes de mobilidade elétrica.
Em relação aos investimentos em atividades como o desenvolvimento de motores elétricos mais eficientes, a empresa planeja iniciar os trabalhos a partir de suas unidades em Jaraguá do Sul (SC), informou ainda o BNDES.
As informações são do jornal Valor Econômico.