
Nesta segunda-feira (27), as ações da Weg (WEGE3) despencavam 7,72%, cotadas a R$ 53,40, por volta de 16h00 (horário de Brasília).
A startup chinesa DeepSeek, especializada em inteligência artificial, causou um reboliço no mercado global de tecnologia. A empresa lançou seu novo modelo de IA, que promete abalar a supremacia das gigantes norte-americanas.
O modelo levou apenas dois meses e cerca de US$ 6 milhões para ser construído usando chips de capacidade reduzida da Nvidia, chamados H800s.
As ações da Nvidia (NVDC34) caíram 10% no pré-mercado, enquanto os futuros do Nasdaq 100 recuaram 3,4% e os contratos do S&P 500 perderam 2%.
Na Europa, a fabricante de equipamentos de chips ASML viu suas ações caírem até 11%. O índice de volatilidade Cboe (VIX), que mede os temores do mercado, subiu substancialmente.
Esse cenário está colocando em xeque a cadeia de fornecimento de IA, tradicionalmente impulsionada por investimentos pesados em chips de alto desempenho, como os fabricados pela Nvidia.
Segundo analistas, o modelo da DeepSeek poderia representar uma ameaça ao atual modelo de negócios da IA. Isso porque o modelo atual depende de grandes gastos e poder computacional de ponta.
No caso da companhia brasileira WEG, as preocupações dos investidores estão no setor de negócios de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) — que é o maior responsável pelo crescimento das receitas da empresa.