A Zamp (ZAMP3), operadora das redes Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway no Brasil, encerrou 2024 com um prejuízo líquido de R$ 191,3 milhões, quase dobrando o resultado negativo de R$ 97,8 milhões registrado em 2023.
No quarto trimestre, o prejuízo foi de R$ 40,6 milhões, uma reversão significativa frente ao lucro de R$ 59,3 milhões no mesmo período do ano anterior.
A empresa atribui o aumento do prejuízo ao impacto da incorporação de Starbucks e Subway, que ampliou a rede da Zamp de 1.039 para 2.708 unidades.
Além disso, a alta nos custos com mercadorias vendidas e investimentos em governança pesaram sobre os resultados.
Apesar do desempenho negativo no lucro líquido, a receita operacional líquida da companhia apresentou crescimento expressivo. O faturamento anual atingiu R$ 4,6 bilhões, alta de 19% em relação a 2023.
Enquanto no quarto trimestre, a receita somou R$ 1,3 bilhão, avanço de 21% na comparação anual.
Já o EBITDA (lucro antes juros e amortizações) ajustado foi de R$ 181 milhões no trimestre, com queda de 20% em relação a 2023.
No acumulado do ano, o indicador ficou praticamente estável em R$ 595,5 milhões, representando 13,1% da receita líquida.
Mesmo diante do prejuízo, a companhia reduziu sua dívida líquida em 19%, encerrando o ano em R$ 552,4 milhões.
Além disso, o programa de fidelidade Clube BK também cresceu e atingiu 19 milhões de usuários, cujas vendas por canais digitais já representam 50% da receita.