Por Dhirendra Tripathi, do Investing.com – As ações da AstraZeneca (NASDAQ:AZN) (SA:A1ZN34) caíram 1% na sexta-feira após um juiz de Bruxelas ordenar a entrega de milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19 à União Europeia, sob pena em caso de descumprimento.
Às 16h43, os papéis caíam 0,58% a US$ 58,01 na Nasdaq.
Segundo informado pela AP, a Comissão Europeia afirmou que o juiz havia ordenado à empresa que respeitasse um calendário de entrega de 15 milhões de doses até 26 de julho, 20 milhões de doses até 23 de agosto e 15 milhões de doses até 27 de setembro.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse à AP que a decisão confirma que a empresa não honrou os seus compromissos.
O juiz também determinou uma multa de 10 euros (US$ 12) por cada dose não entregue.
A empresa também alegou ser vencedora. "Todas as outras medidas buscadas pela Comissão Europeia foram rejeitadas e, em especial, o Tribunal constatou que a Comissão Europeia não possui exclusividade ou direito de prioridade sobre todas as outras contratantes", afirmou a AstraZeneca numa nota.
A fabricante de vacinas disse que a empresa forneceu mais de 70 milhões de doses à UE e que irá ultrapassar substancialmente as 80,2 milhões de doses ao final deste mês.
A AstraZeneca era considerada a espinha dorsal da vacinação na UE. O seu contrato com a Comissão Europeia previa a distribuição inicial de 300 milhões de doses, com uma opção para mais 100 milhões, mas a velocidade das entregas foi muito mais lenta do que a inicialmente imaginado pela empresa.