O BTG Pactual reiterou a recomendação neutra para as ações de Azul (AZUL4), ao preço-alvo de R$ 17,00 para os papéis, após a aérea anunciar uma atualização em seu programa de gestão de passivos.
Com isso, a companhia garantiu um acordo para levantar até US$ 500 milhões em novo financiamento prioritário de credores, com US$ 400 milhões disponíveis até o final deste ano.
A medida prossegue o acordo anunciado com os arrendadores.
Motivos para a avaliação positiva de Azul (AZUL4)
Analistas apontam três principais benefícios dessa decisão:
- Redução do risco de reestruturação: A nova estrutura de financiamento reduz o risco de uma reestruturação de dívida mais abrangente, e, com isso, evita assim um possível pedido de recuperação judicial pelo Chapter 11.
- Melhoria na liquidez imediata: Com o novo financiamento, a posição de liquidez da Azul melhora de forma imediata, o que proporciona maior segurança financeira para as operações da companhia.
- Acordo com arrendadores: O acordo finalizado com arrendadores e montadoras concretiza a negociação previamente anunciada, o que diminui a incerteza relacionada à possível diluição de ações decorrente de instrumentos de dívida conversível.
Acordo com arrendadores e montadoras
No início de outubro, a Azul (AZUL4) já havia revelado um acordo com arrendadores e montadoras para eliminar sua parcela pro-rata de obrigações de emissão de ações, ao total de R$ 3,10 bilhões.
Em contrapartida, a companhia recebe até 100 milhões de novas ações preferenciais da Azul (AZUL4) em uma única emissão.
Inicialmente, 92% dos arrendadores e montadoras concordaram com o acordo, e esse número subiu para 98%, com apenas um arrendador ainda não tendo se manifestado.
O preço de conversão estabelecido foi de R$ 31,00, e essa operação implica uma diluição de 22% do capital, em comparação com a diluição de 62% prevista em um acordo anterior.
Estrutura do novo financiamento de Azul (AZUL4)
O novo pacote de financiamento de até US$ 500 milhões vai ser estruturado em três etapas:
- Desembolso inicial: Um desembolso inicial de US$ 150 milhões programado para ocorrer ainda esta semana.
- Desembolso adicional: Mais US$ 250 milhões estão previstos para serem liberados antes do final do ano.
- Melhoria de fluxo de caixa: Um montante adicional de US$ 100 milhões vai ser disponibilizado se a Azul conseguir uma melhoria de US$ 100 milhões no fluxo de caixa anual entre 2025 e 2027. Caso essa terceira etapa seja concretizada, os credores irão converter os títulos com vencimento em 2029 e 2030, o que resulta em uma melhora no fluxo de caixa anual da companhia para US$ 200 milhões e uma redução de sua dívida em até US$ 800 milhões.
O financiamento vai ser emitido como dívida garantida sênior, com a Azul Cargo como garantia.
O colateral vai ser combinado com o pacote de garantias de 2023 e outros ativos da Azul para estabelecer a nova dívida prioritária.
Apoio político
Além dessas atualizações, o Congresso Nacional recentemente aprovou um programa de auxílio financeiro que disponibiliza linhas de crédito garantidas pelo FNAC (Fundo Nacional de Aviação Civil), com um total de R$ 5 bilhões em crédito destinado ao setor.
Exploração de sinergias da Azul (AZUL4) com a Abra
A Azul também está em processo de explorar sinergias com a Abra, e considera possíveis combinações de negócios.