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Santander (SANB11): BTG Pactual mantém recomendação neutra

Banco anunciou uma reestruturação significativa em sua estratégia de segmentação no varejo

Santander (SANB11): BTG Pactual mantém recomendação neutra

Com um mercado cada vez mais competitivo, bancos tradicionais, fintechs e empresas de investimento ampliam esforços para atrair e fidelizar clientes de alta renda no Brasil. Nesse sentido, o BTG Pactual reiterou sua recomendação neutra para as ações de Santander Brasil (SANB11), no preço-alvo de R$ 28,00.

Nos últimos meses, diferentes instituições apresentaram iniciativas relevantes nesse segmento.

Destacam-se o Itaú com o Personnalité, o Nubank com a segmentação Ultraviolet e Nubank Plus, e o Bradesco com sua nova marca, Principal, voltada a indivíduos mais afluentes.

Agora, chegou a vez do Santander anunciar uma reestruturação significativa em sua estratégia de segmentação no varejo.

Santander (SANB11) reformula modelo de atendimento no varejo

O Santander revelou uma mudança robusta em sua estrutura de atendimento ao cliente no varejo, reduzindo o número de segmentos para apenas dois:

  • Select, marca globalmente utilizada pelo grupo espanhol para clientes de maior renda, e;
  • -a marca Santander, destinada aos demais consumidores.

Essa decisão implica no encerramento do tradicional segmento Van Gogh, que foi lançado dezessete anos atrás após a aquisição do Banco Real e sempre esteve voltado para a classe média.

Compare as estratégias: Bradesco (BBDC4), Nubank (ROXO34) e Santander (SANB11)

A estratégia de segmentação dos principais bancos do país apresenta diferenças marcantes.

Enquanto o Bradesco busca ampliar as opções com o lançamento de novas marcas como a Principal, e bancos digitais como o Nubank diversificam seus produtos com Ultraviolet e Nubank Plus, o Santander optou por uma abordagem mais enxuta e descontinuou o segmento intermediário Van Gogh.

Com essa decisão, os 3,5 milhões de clientes Van Gogh serão redistribuídos entre os dois novos segmentos.

Destes, 2,5 milhões serão migrados para o Select, enquanto o restante passa a integrar o segmento Santander.

Migração gratuita e sem perda de benefícios

Os clientes que serão transferidos para o segmento Select terão acesso a serviços exclusivos, como gerentes dedicados, assessores de investimento e agências especializadas, sem custo adicional.

Por outro lado, aqueles que migrarão para o segmento Santander não perderão os benefícios já adquiridos, conforme garantiu o vice-presidente executivo de Varejo do Santander, Ede Viani.

De acordo com Viani, as migrações ocorrerão ao longo de janeiro e fazem parte de uma transformação maior, iniciada há cerca de dois anos e acelerada no início de 2024.

Três etapas para a transformação digital do Santander (SANB11)

Segundo Viani, o banco implementou três etapas principais para reconfigurar seu modelo de atendimento:

  1. Quebra de vínculo com agências específicas: Desde o início da reestruturação, os clientes podem ser atendidos em qualquer agência do Santander como se fosse sua agência de origem.
  2. Lançamento do Free: Em abril do ano passado, o banco apresentou uma conta corrente digital com cartão sem tarifas, alinhada à tendência de bancos digitais.
  3. Relançamento do Select: Criado no Brasil em 2012, o segmento foi reformulado em 2024, ampliando os serviços internacionais, inclusive opções de investimentos no exterior.

Números do Santander (SANB11) no Brasil

Com aproximadamente 60 milhões de clientes – cerca de 30 milhões ativos -, o Santander Brasil se destaca como uma das maiores instituições financeiras do país.

Com a nova configuração, o segmento Select vai atender 3,5 milhões de clientes, que contarão com:

  • 200 agências de atendimento, e destas 80 serão exclusivas da marca;
  • 2.000 assessores de investimento;
  • 3.000 gerentes de relacionamento;
  • 500 assessores patrimoniais.

Simplificação alinhada à estratégia global do grupo

A reestruturação também tem como objetivo alinhar o Brasil à estratégia global do Grupo Santander.

A presidente executiva do banco, Ana Botín, definiu o modelo com uma abordagem clara: “um banco digital com agências”.

O foco está em oferecer um atendimento eficiente e personalizado em qualquer canal que o cliente preferir.

Com essa reorganização, o Santander reforça sua posição no mercado brasileiro e destaca-se em um cenário cada vez mais competitivo e voltado para soluções inovadoras e personalizadas para o cliente.