Ações recomendadas

Vale (VALE3) vai pagar mais dividendos? Veja o que dizem os analistas

Com uma política de dividendos robusta, a Vale continua a ser uma escolha atraente para investidores, e oferece um rendimento atual de cerca de 11,0%

Vale (VALE3) vai pagar mais dividendos? Veja o que dizem os analistas

A Vale (VALE3) apresentou resultados robustos em seu segundo relatório de produção e vendas do segundo trimestre de 2024, acima das projeções do mercado financeiro, destacou a Nord Research.

No período, a mineradora registrou um crescimento anual de +2,4% na produção de minério de ferro, e atingiu 80,6 milhões de toneladas.

O destaque foi o progresso recorde pelo S11D, do Sistema Norte, com 19,5 milhões de toneladas produzidas. No entanto, houve quedas na produção em outras áreas,

A produção de cobre manteve-se estável, enquanto a produção de níquel apresentou uma queda significativa de 24,4%, na base de comparação anual.

Apesar da estabilidade nos preços dos finos de minério de ferro, o aumento das vendas promete consolidar outro trimestre sólido para a mineradora, diz a plataforma.

Com uma política de dividendos robusta, a Vale continua a ser uma escolha atraente para investidores, e oferece um rendimento atual de cerca de 11,0% – o mercado financeiro projeta rendimentos semelhantes — número bem acima do que a Nord Research considera como um “mínimo aceitável” (em torno de 6%).

A empresa projeta manter bons pagamentos aos acionistas, reforçado pela forte geração de caixa.

A companhia utiliza uma parcela considerável de sua geração de caixa na distribuição de dividendos e em programas de recompra (outra forma de “provento”).

Sua política de proventos atual determina uma distribuição mínima de 30% de seu EBITDA ajustado menos investimento corrente.

Os pagamentos anuais são divididos em duas parcelas, e a primeira em setembro do ano corrente e a segunda em março do ano subsequente. Ou seja, em 2024, a Vale ainda vai realizar mais uma distribuição relevante aos seus acionistas.

Apesar da recente volatilidade nas ações, a Nord Research relembra que a empresa negocia com múltiplos atrativos, como um P/L de apenas 7,0x e um EV/EBITDA de menos de 4,0x.

Isso sugere um potencial significativo de valorização, especialmente dado o histórico de desempenho sólido da mineradora, de acordo com os analistas.

Diante dos fundamentos sólidos e da oportunidade de compra em um mercado com preço atrativo, a Nord Research recomenda considerar as ações de Vale (VALE3) como uma opção de investimento promissora, especialmente abaixo do preço-teto de R$ 73,50.

“Até esse preço, temos uma boa margem de segurança para aproveitar uma possível recuperação das ações e, principalmente, para recebermos um rendimento altamente satisfatório dos dividendos pagos pela companhia”, declarou a plataforma. 

Analistas aguardam uma possível recuperação das ações, além de retornos substanciais em dividendos.

Este panorama reflete não apenas o desempenho atual da Vale, mas também suas perspectivas para o restante de 2024, e, além disso, reforça sua posição como uma das principais empresas do setor de mineração.