Quer saber quais são as principais notícias que podem influenciar o mercado hoje? Um balanço das principais bolsas mundiais? Como o dólar fechou? Confira:
Balanço das bolsas
O Ibovespa fechou a sexta-feira (10) em queda, acumulando uma semana negativa, principalmente por conta do cenário político do país.
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,79%, a 114.454,68 pontos, contabilizando uma perda de 2,12% na semana. O volume financeiro na sessão somou R$ 29,1 bilhões.
As bolsas de Nova York fecharam em baixa, diante das perspectivas econômicas e o posicionamento de dirigentes do Federal Reserve (Fed). Os três principais índices (Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq) encerraram a semana em queda.
Na Europa, os principais índices fecharam em queda, em meio à incertezas da economia global. Os investidores ainda estão digerindo a decisão política do Banco Central Europeu (BCE), divulgada na quinta.
Já na Ásia, as bolsas fecharam a sexta em alta generalizada, reagindo à notícia de que os presidentes dos Estados Unidos e da China conversaram por telefone, após meses sem contato.
Dólar
O dólar fechou em alta contra o real nesta sexta-feira, em uma semana que foi marcada por fortes turbulências devido às manifestações de 7 de setembro e da carta de ‘pacificação’ do presidente Jair Bolsonaro.
A moeda à vista teve valorização de 0,82%, a R$ 5,2661. Na semana, o dólar acumulou ganho de 1,59%. Em 2021, a cotação sobe 1,52%.
Veja os assuntos mais importantes:
Precatórios
O Ministro Paulo Guedes disse na semana passada que deve se reunir nesta segunda-feira (13) com o Suprem Tribunal Federal (STF) e os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para tentar encontrar uma solução para o problema dos precatórios.
O governo busca uma maneira de realizar os pagamentos sem desrespeitar o teto de gastos e sem colocar em risco as contas públicas.
Reforma administrativa
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) informou que a reforma administrativa deverá ser votada ainda nesta semana na comissão que analisa o assunto.
Promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a reforma tem a intenção de enxugar a máquina pública e diminuir os gastos com funcionalismo público.
Juros nos Estados Unidos
Inicia nesta terça-feira (14), o primeiro dia de reunião do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano. Dentre os assuntos, o encontro decidirá a taxa de juros das próximas semanas no país.
O anúncio dos juros será feito na próxima quarta-feira (15).
Inflação
A inflação oficial dos Estados Unidos e da zona do euro deverá ser divulgada na terça-feira e na sexta-feira, respectivamente.