Criptomoedas

Banco Central divulga que regulamentação das exchanges no Brasil será finalizada apenas em 2025

Otavio Damaso, diretor de Regulação do Banco Central (BC), disse que haverá uma próxima consulta pública em setembro

Banco Central
Banco Central

 O diretor de Regulação do Banco Central (BC), Otavio Damaso, anunciou nesta quinta-feira (6) que a regulamentação das exchanges de criptomoedas no Brasil será finalizada apenas no início de 2025.  

A informação foi divulgada durante o 4º Congresso Brasileiro de Internet, realizado pela Associação Brasileira de Internet (Abranet). Damaso, divulgou que a próxima consulta pública para debater o tema está prevista para setembro de 2024.  

"Estamos em um processo bem avançado", afirmou, ressaltando o trabalho do BC na estruturação da regulamentação necessária para a prestação de serviços de gestão de criptoativos.  

  

Starship da SpaceX é lançado em  quarto voo de teste 

       

Em 2023, o BC já havia realizado duas consultas públicas sobre a regulamentação das criptomoedas. A primeira, encerrada em janeiro, está em fase de análise dos comentários e manifestações recebidas. O objetivo dessa consulta foi coletar colaborações sobre aspectos técnicos e promover o diálogo entre o regulador, o público e os agentes de mercado. 

Em maio deste ano, o BC anunciou a realização da segunda consulta pública, além de iniciar o planejamento interno para a regulamentação de stablecoins, focando nas áreas de pagamentos e mercado de câmbio.