A gestora de fundos Bitwise apresentou um pedido de registro para um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Dogecoin (DOGE).
A informação foi confirmada pelo diretor de investimentos da empresa, Matt Hougan, ao The Block na quarta-feira (22). “Isso veio de nós”, explicou Hougan.
LEIA MAIS: Como investir em ETF? Confira tudo que você precisa saber
A Bitwise enviou o registro à Divisão de Corporações do Departamento de Estado de Delaware e não diretamente à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC).
Dogecoin e o impacto no mercado
Criada em 2013, Dogecoin é uma das meme coins mais populares do mundo, principalmente devido ao apoio público de personalidades como Elon Musk.
Atualmente, o Dogecoin é o sétimo maior ativo digital por capitalização de mercado, avaliado em cerca de US$ 51 bilhões.
Futuro esperado para o DOGE
A iniciativa da Bitwise já gerava especulações no mercado. Nate Gercai, presidente da ETF Store, comentou que o registro era esperado devido à alta capitalização do Dogecoin.
“Na pior das hipóteses, é uma despesa de marketing para o emissor. Na melhor das hipóteses, você tem uma SEC extremamente leniente que o aprova, junto com Elon promovendo-o”, afirmou Gercai.
De acordo com o analista sênior de ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, em novembro do ano passado, “a sátira de hoje é o ETF de amanhã”.
“Você pode se perguntar: ‘DOGE é uma ponte longe demais?’ e eu diria que veremos. Acho que alguém vai tentar, porque por que não?”.
Preço do DOGE
Com todas as teorias sobre o DOGE, o ativo recua 5,24% nas últimas 24 horas e 7,74% na semana.
De acordo com o CoinMarketCap, a meme coin é negociada a US$ 0,3482 nesta quinta-feira (23).
Futuro dos ETFs de criptomoedas
Esse é um momento de esperança no setor de criptomoedas. Ao mesmo tempo da possibilidade do ETF do DOGE, outros ativos digitais enviaram pedidos para fundos negociados em bolsa.
Ainda mais, a criação da força tarefa na SEC sobre as criptomoedas reforça um futuro mais aberto ao setor.
Além disso, esse cenário pode abrir espaço para outros ativos digitais, como Solana (SOL) e Ripple (XRP).