O mercado de criptomoedas vivenciou um período de volatilidade após o quarto halving do Bitcoin (BTC), com a moeda digital caindo abaixo da marca dos US$ 60 mil. Apesar da queda, dois eventos recentes trazem esperança para o futuro do Bitcoin: o lançamento do primeiro ETF de Bitcoin na Ásia, em Hong Kong, e o surgimento do protocolo Runes, de acordo com a análise da CoinEx.
O halving, que ocorre a cada quatro anos aproximadamente, é um evento importante na política monetária do Bitcoin. Durante esse processo, a recompensa concedida aos mineradores por validar novos blocos na blockchain é reduzida pela metade.
No último halving, a recompensa por bloco foi reduzida de 6,25 BTC para 3,125 BTC, diminuindo a taxa de emissão do Bitcoin e, em teoria, aumentando seu valor percebido devido à escassez.
Segundo a CoinEx, o quarto halving do Bitcoin destaca-se pelos novos elementos que o cercam. “A introdução dos Ordinais e do protocolo Runes rejuvenesceu o ecossistema do Bitcoin, expandindo seus casos de uso além do mero investimento”, afirmou a exchange em comunicado.
Hong Kong cria comunidade para explorar tokenização de ativos
“Além disso, o lançamento do ETF de Bitcoin em Hong Kong estabeleceu uma conexão crucial entre criptomoedas e investidores tradicionais, possivelmente impulsionando a demanda pela moeda digital”, disse a CoinEx.
Segundo a exchange, embora muitos investidores mantenham uma visão otimista a longo prazo para o Bitcoin, é fundamental reconhecer a volatilidade do mercado de criptomoedas.
“O mercado de criptomoedas é altamente especulativo, onde explicações para mudanças de preço podem rapidamente se tornar narrativas autorrealizáveis”, argumentou a CoinEx.