A comissária da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), Hester Peirce, disse que o regulador aprendeu lições importantes com a aprovação dos primeiros ETFs de Bitcoin à vista nos Estados Unidos.
Peirce disse em uma entrevista recente à Coinage que a SEC "ouviu de um tribunal que a abordagem que estávamos a tomar era errada, no sentido de não mostrar o tipo de consistência que um regulador precisa de mostrar".
Ela não deu detalhes claros sobre a aprovação de um produto de investimento de Ethereum (ETH), mas expressou sua esperança de que futuros pedidos de ETF criptográfico não enfrentassem um processo prolongado de processos judiciais e apelações.
“Não é assim que vamos fazer as nossas aprovações”, afirmou Peirce. Ela também disse que o regulador deveria aplicar “o mesmo tipo de consideração que aplicamos a produtos similares”.
Porém, a comissária não garantiu o que acontecerá com qualquer produto negociado em bolsa em particular, já que os fatos e as circunstâncias importam, além de precisar de muito tempo e trabalho para preparar os produtos.
Peirce ainda criticou a SEC por criar expectativas irrealistas sobre o cronograma de aprovação de ETFs de criptomoedas. “Se não tivéssemos dado tanta atenção a essas aprovações, não estaríamos neste lugar onde alguém pensaria em fazer algo assim”, disse ela, referindo-se ao tweet não autorizado.