Halving do Bitcoin

Como a Halving Bitcoin 2024 Pode Explicar a Alta da Criptomoeda

Entenda como o Halving do Bitcoin 2024 impulsiona sua valorização e por que investir antes pode ser estratégico para aproveitar o aumento previsto

Bitcoin volta a brilhar no mercado financeiro em 2024, superando recordes históricos após período de quedas - Unsplash
Bitcoin volta a brilhar no mercado financeiro em 2024, superando recordes históricos após período de quedas - Unsplash

Após meses escondida, a Bitcoin decidiu em 2024 retomar os holofotes do mercado financeiro. Pela primeira vez desde que começou a série histórica em 2015, a Bitcoin passou da casa dos U$ 70 mil dólares. Essa subida supera até mesmo a alta que e criptomoeda teve durante a pandemia, quando o mundo conheceu o poderio da criação de Satoshi Nakamoto.

Essa nova alta vem logo depois de um período de intensas quedas, que levaram muitos especialistas a falar que a Bitcoin já era. Agora, basta olhar para o bitcoin hoje gráfico para descobrir que a criptomoeda está muito longe de ser passado, e mais perto de se tornar a criptomoeda do futuro digital.

 

Não sei você, mas eu acho que essa é uma grande chance para quem sempre achou que o Bitcoin não prestava. Poucas vezes antes na história da criptomoeda uma alta pegou o mercado com tanta surpresa. E essa surpresa está prestes a se tornar espanto em breve. Está chegando o grande dia do Halving do Bicoin, uma espécie de Copa do Mundo das criptomoedas que tem influência direta no preço do ativo.

 

O que é o Halving da Bitcoin?

A cada quatro anos o mundo deixa de funcionar da maneira correta para se concentrar no maior evento do planeta: A Copa do Mundo de Futebol. Durante a Copa, as pessoas saem do trabalho mais cedo, encontram amigos que não viam há tempos, e torcem para 32 seleções de 32 países diferentes. É durante a Copa do Mundo onde as promessas do futebol mundial se transforma em craques e os craques se tornam lendas.

Assim como a Copa do Mundo, a cada quatro anos acontece o halving da Bitcoin. Basicamente, é durante o halving em que as recompensas dados aos mineradores de Bitcoin caem pela metade. Com um maior escassez da criptomoeda no mercado, uma maior demanda por ela (o básico d lei da oferta e demanda do britânico Adam Smith).

Esse corte que acontece durante o halving funciona como o corte do Banco Central que corta os juros para controlar a inflação. Na economia de um país, os juros são o prêmio que o investidor ganha ao emprestar dinheiro ao Estado. Assim como no funcionamento da mineração de Bitcoin, que ganha bitcoins ao minerar outras bitcoins e assim sucessivamente.

 

Vale A Pena Esperar o Halving?

A pergunta de milhões que ninguém tem a respostas. O Halving pode aumentar o preso da Bitcoin, mas isso não é garantido, é apenas uma previsão. Essa previsão se sustenta se pararmos para analisar os últimos halving, onde sempre um avanço significativo no preço da Bitcoin. Nesse sentido, esse próximo halving não deve ter resultados diversos dos anteriores e uma alta da Bitcoin é mais do que provável: é previsível. 

Mesmo assim, é compreensível a dúvida em investir agora na Bitcoin, ou deixar para depois do halving. No entanto, como a lei da oferta e demanda do titio Adam Smith ensinou e se comprovou ao longo de 400 anos de história, é melhor prevenir do que remediar. Comprar agora para garantir o preço antes que a baixa oferta jogue o preço nas alturas.

A previsão do halving seria uma espécie de determinação da Federal Reserve dos Estados Unidos, determinando que ao invés de mil dólares por dia, seriam emitidos apenas 500 dólares dias. Se você soubesse de antemão dessa notícia, compraria os dólares antes ou depois do corte? Apostamos que antes. Qualquer pessoa em sã consciência compraria antes. Então, por que fazer diferentes quando estamos diante do "dólar digital"?