Declarações de que o Bitcoin (BTC) está "morto" caíram para o menor nível em dez anos em 2023, com apenas sete obituários publicados até agora, de acordo com um rastreador de obituários do BTC.
Os dados estão disponíveis no rastreador de obituários BTC da 99bitcoins, que define um obituário como um conteúdo que afirma explicitamente que o Bitcoin é ou se tornará inútil. Para ser considerado, o conteúdo deve ter sido produzido por uma "pessoa com um número notável de seguidores ou um site com tráfego substancial."
A queda nos obituários é um sinal de que o Bitcoin está se tornando mais resistente às críticas, apesar das recentes turbulências do mercado. Em 2017, o ano que registrou o maior número de obituários (124), o BTC valorizou 1.900% e atingiu uma máxima histórica na época.
Mais da metade dos obituários de 2023 foram publicados em janeiro, quando o mercado de criptomoedas estava passando por um período de baixa. O preço do Bitcoin caiu para menos de US$ 17.000 naquele mês.
O trader profissional Oliver L. Velez afirmou no X, antigo Twitter, que "em mais dois ou três ciclos (cada ciclo é de 4 anos), não haverá mais obituários do Bitcoin”. “Nesse momento, dizer que o BTC vai morrer será tão tolo quanto dizer que o "ar" vai se esgotar. Estamos caminhando para isso”, completou.