O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) nomeou a Forensic Risk Alliance (FRA) para atuar como monitor externo da exchange de criptomoedas Binance, de acordo com informações divulgadas pela Bloomberg e por pessoas familiarizadas com o assunto.
A exchange passará por um processo de monitoramento de três anos como parte de seu acordo judicial com o DOJ relacionado a violações de lavagem de dinheiro. A FRA, empresa com sede em Londres especializada em contabilidade forense e consultoria de conformidade, superou a Sullivan & Cromwell na disputa pela posição.
Volume de transações em exchanges de criptomoedas cai após sete meses de alta
Um monitor externo é um terceiro independente para garantir que haja a conformidade legal da empresa monitorada. Essa medida visa reforçar a transparência e o cumprimento das normas regulatórias.
O DOJ multou a Binance em US$ 4 bilhões, em novembro do ano passado, em um acordo judicial que poderia encerrar suas investigações sobre a empresa e permitir que ela continuasse operando.
Como parte do acordo, Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance, teve que deixar o cargo e pagar US$ 50 milhões. Ele também se declarou culpado de violar a Lei de Sigilo Bancário e de conduzir um negócio de transmissão de dinheiro sem licença, e enfrenta uma pena de prisão de quatro meses.