Criptomoedas

ETFs de Ethereum (ETH) à vista podem capturar até 20% dos fluxos de Bitcoin (BTC), aponta analista

Chefe de derivativos da Bitfinex, Jag Kooner, destaca o potencial dos ETFs de Ethereum

ETFs de Ethereum (ETH) à vista podem capturar até 20% dos fluxos de Bitcoin (BTC), aponta analista

A chegada dos ETFs de Ethereum (ETH) à vista no mercado americano pode gerar um impacto significativo no cenário de investimentos em criptomoedas, capturando entre 10% e 20% dos fluxos atualmente direcionados aos ETFs de Bitcoin (BTC) à vista, segundo projeções de analistas.  

O chefe de derivativos da Bitfinex, Jag Kooner, destaca o potencial dos ETFs de Ethereum como ferramenta de diversificação para gestores de fundos, que buscam equilibrar suas carteiras e otimizar retornos. "Os ETFs de Ethereum à vista podem capturar entre 10% e 20% dos fluxos que vão para os ETFs de Bitcoin à vista", afirma Kooner ao The Block. 

Kooner utiliza o lançamento dos ETFs de ouro como exemplo histórico, ilustrando como a introdução de novos produtos financeiros pode influenciar a alocação de recursos por parte dos investidores. "Quando novos ETFs de ouro foram introduzidos, eles atraíram investimentos significativos, o que por sua vez afetou os fluxos para produtos financeiros existentes relacionados ao ouro", explica. 

Violação de dados no CoinGecko expõe informações de mais de 1,9 milhão de usuários

Um ponto que é importante no futuro dos ETFs de ETH é a ecisão da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) sobre a permissibilidade ou não do staking. Segundo Kooner, a clareza regulatória nesse quesito influenciará significativamente o interesse dos investidores e, consequentemente, os fluxos de capital para esses ETFs.  

O analista da Bitfinex detalha como os gestores de fundos diversificaram suas carteiras de ETFs no passado, buscando distribuir riscos e potencializar retornos.  

"O primeiro ETF à vista de ouro foi lançado em novembro de 2004, quando o SPDR Gold Trust (GLD) estreou na Bolsa de Valores de Nova York. Este ETF revolucionou o comércio de ouro ao fornecer uma maneira conveniente e líquida para os investidores obterem exposição ao ouro sem a necessidade para segurar fisicamente o metal".