Os novos ETFs de Ethereum (ETH) à vista nos EUA podem atrair entre US$ 3,1 bilhões e US$ 4,8 bilhões em entradas líquidas durante os primeiros cinco meses de negociação, segundo analistas da K33 Research. As estimativas são baseadas em comparações com o tamanho do mercado e o comportamento dos ETFs de Bitcoin (BTC).
A oferta circulante de Ether atualmente tem apenas 3,3% em veículos de investimento, tendência que vem caindo desde o pico do mercado cripto em novembro de 2021. Isso se assemelha ao BTC, que viu seus investimentos em veículos caírem para 4,1% antes do lançamento do ETF à vista nos EUA. Desde então, os produtos negociados em bolsa de Bitcoin cresceram para 5,6% da oferta circulante.
Marco Legal da Inteligência Artificial pode ser votado no Senado na próxima semana
Globalmente, os ETPs Ethereum existentes detêm 28,2% dos ativos sob gestão em comparação com seus homólogos Bitcoin, excluindo os ETFs Bitcoin à vista dos EUA. No Canadá e na Europa, esse número sobe para cerca de 33%.
Apesar dos ETFs futuros de Ethereum dos EUA representem apenas 5% dos seus homólogos de Bitcoin, os analistas argumentam que isso se deve ao momento dos lançamentos e não à falta de demanda.
“A tese de que os ETFs de futuros são atípicos não representativos é reforçada pela posição em aberto de ETH da CME, atualmente em 22,9% do tamanho do BTC, enquanto tem uma participação média de 35% dos futuros de BTC desde o seu lançamento, indicativo de uma demanda institucional significativa por ETH em os Estados Unidos”, argurmentam os analistas.