A Franklin Templeton, organização global de investimentos do Vale do Silício com US$ 1,6 trilhão em ativos sob gestão, está cogitando lançar um novo fundo focado em criptomoedas, de acordo com o The Information.
O novo veículo de investimento seria estruturado como um fundo privado direcionado a investidores institucionais e teria como foco criptomoedas além do Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), as duas maiores do mercado.
Atualmente, é possível investir em BTC através dos ETFs aprovados em janeiro pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Já os oito emissores dos ETFs de ETH aprovados ainda precisam que a SEC assine suas declarações de registro S-1, um processo que pode levar entre semanas e meses.
O relatório também menciona a possibilidade de distribuir as recompensas de staking entre os cotistas do fundo. No início deste ano, a empresa lançou um ETF à vista de Bitcoin nos EUA e protocolou um pedido para listar um produto similar para o Ethereum.
Em 2021, a Franklin Templeton também lançou um fundo tokenizado de títulos do governo dos EUA utilizando a rede Stellar (XLM), antecipando-se à BlackRock nesse movimento.