Changpeng Zhao, fundador e ex-CEO da exchange de criptomoedas Binance, foi condenado a quatro meses de prisão nesta terça-feira (30) por violar a Lei de Sigilo Bancário dos EUA. A sentença, imposta pelo juiz distrital dos EUA Richard Jones em Seattle, é significativamente menor do que os três anos de prisão que os promotores pediam.
Durante a audiência de sentença, o juiz Jones se mostrou cético em relação aos argumentos do Departamento de Justiça (DOJ) de que Zhao deveria receber uma pena mais severa. O juiz ressaltou que não havia "evidências de que o réu tenha sido informado" de atividades ilegais na Binance e que Zhao "aceitou a responsabilidade" por suas ações.
Em novembro de 2023, Zhao se declarou culpado de uma acusação de violação da Lei de Sigilo Bancário. Durante seu depoimento, ele falou que reconhece a importância de ter um programa Conheça seu cliente robusto, “é por isso que ordenei à Binance que cooperasse com a investigação dos EUA”
Como parte de um acordo judicial, ele também concordou em pagar uma multa de US$ 50 milhões. Os advogados de defesa de Zhao pediram que ele não fosse condenado à prisão.
Por outro lado, os promotores do DOJ argumentaram que Zhao deveria ser condenado a três anos de prisão, o dobro da pena acordada no acordo judicial. Eles alegaram que a violação da Lei de Sigilo Bancário pela Binance foi "deliberada".