Criptomoedas

Hashrate do Bitcoin (BTC) tem uma tendência de queda e a capitulação dos mineradores é considerada

Relatório da CoinShares prevê aumento do hashrate do BTC em 2025 apesar da queda atual

Hashrate do Bitcoin (BTC) tem uma tendência de queda e a capitulação dos mineradores é considerada

O hashrate do Bitcoin (BTC), medida da potência computacional da rede, quebrou uma tendência de alta de 18 meses, alimentando especulações sobre uma possível capitulação dos mineradores.  

Essa queda pode ser interpretada de diferentes maneiras, com analistas debatendo se mineradoras estão vendendo seus ativos ou um ajuste temporário após o recente halving. Após uma trajetória positiva de 18 meses, o hashrate do Bitcoin experimentou uma queda, chegando a cerca de 600 exahashes por segundo (EH/s).  

O fundador e CEO da CryptoQuant, Ki Young Ju, disse um post no X, no antigo Twiiter, na quinta-feira (13): “A tendência de alta de 18 meses do hashrate do Bitcoin foi rompida, sugerindo que alguns mineradores estão capitulando.” 

No entanto, dados da CryptoQuant mostram que, apesar da queda no hashrate, as empresas de mineração de Bitcoin não estão vendendo quantidades significativas de BTC. Na verdade, os fluxos de mineradores para exchanges de criptomoedas caíram de um pico mensal de 15.470 BTC em 21 de maio para apenas 7.239 BTC em 13 de junho. 

A queda no hashrate do Bitcoin pode ter outras explicações além da capitulação dos mineradores. Uma possibilidade é que as empresas de mineração estejam desligando rigs de mineração com chips ASIC de geração mais antiga, que se tornaram menos eficientes e lucrativos após o quarto halving do Bitcoin. 

Apesar da queda atual, um relatório de 19 de abril da CoinShares prevê que o hashrate do Bitcoin dispare em 2025, alcançando 700 exahashes. O relatório, do dia 19 de abril, reconhece a possibilidade de uma queda temporária após o halving, mas acredita que a tendência de longo prazo é de crescimento.