Criptomoedas

IA e Open Finance lideram as tendências de inovação para os próximos anos, revela estudo da Visa

Pesquisa mostra que blockchain e pagamentos em tempo real também podem impactar América Latina e Caribe nos próximos anos

A América Latina e Caribe se mostra um terreno fértil para inovação, com empresas buscando tecnologias disruptivas para transformar seus negócios nos próximos anos. De acordo com o Índice de Inovação da Visa de 2023, IA e Open Finance são as principais tendências que impulsionarão essa transformação, seguidas por blockchain e pagamentos em tempo real. 

A pesquisa da Visa, realizada com 122 empresas líderes em 10 mercados da América Latina e Caribe, revela que 75% das empresas reconhecem o potencial da IA generativa para impulsionar a inovação e o crescimento. A automação de atendimento ao cliente, prevenção de fraude e geração de conteúdo de marketing estão entre as aplicações mais populares. 

A diretora de Produto e Inovação da Visa na América Latina e no Caribe, Romina Seltzer, disse que está feliz “em ver que o sistema de inovação da nossa região está florescendo com o avanço de tecnologias transformadoras que estão prontas para entregar um valor incomparável tanto para empresas antigas quanto para novos players”. 

“Com nossa liderança do setor, temos uma perspectiva única sobre como a inovação está evoluindo, e isso nos inspira a continuar ajudando a ampliar as tecnologias digitais que ajudarão todos a prosperar”, completou.  

Brasileiros investem R$ 41 milhões em fundos cripto e consolidam 2º lugar no ranking global

Segundo comunicado da Visa, a região da América Latina e do Caribe estão testemunhando os primeiros relances dessa tecnologia com algumas empresas que usam blockchain para tokenizar mercadorias, depósitos bancários e outros Ativos do Mundo Real (RWA). “Esse é o caso do Agrotoken, uma empresa Argentina que usa uma tokenização baseada em blockchain para ajudar fazendeiros a converter grãos em criptoativos reais e confiáveis, democratizando a agroindústria e descobrindo novas oportunidades de crescimento”. 

Para a Diretora de Inovação e Perspectivas da Visa na América Latina e Caribe, Roberta Isfer, “é animador ver que todas essas tendências já estão sendo aplicadas na prática na região, de algum modo. Essas tecnologias estão começando a ajudar nossas empresas a resolverem problemas do mundo real de forma criativa, a ser mais eficientes e competitivas e a desbloquear uma nova era de infinitas possibilidades”.