O preço do Bitcoin (BTC) pode sofrer uma queda após o evento de halving, previsto para esta semana, segundo analistas do JPMorgan. Apesar da redução na taxa de emissão de novas moedas, os especialistas acreditam que o evento já foi precificado pelo mercado e que outros fatores, como a sobrecompra e a volatilidade, podem pressionar o preço para baixo.
O halving, que ocorre a cada quatro anos, reduz pela metade a recompensa em Bitcoin concedida aos mineradores por cada bloco validado na rede. “Na verdade, vemos uma desvantagem no preço do bitcoin após o halving por vários motivos”, argumentaram os analistas.
No entanto, os analistas do JPMorgan disseram que essa redução na oferta já foi levada em consideração pelos investidores, e que o preço do Bitcoin já está em um nível elevado em comparação com sua volatilidade histórica e com o custo de produção.
Além disso, o JPMorgan aponta para outros fatores que podem influenciar negativamente o preço do Bitcoin após o halving, como a análise de contratos em aberto em futuros de Bitcoin que sugere que o mercado está em uma zona de sobrecompra.
Worldcoin lança blockchain de camada 2 "projetado para humanos"
O banco também aponta que o preço do Bitcoin ainda está acima do preço ajustado pela volatilidade do JPMorgan de US$ 45 mil em comparação ao ouro. E apesar do recente ressurgimento do mercado de criptomoedas, o financiamento de capital de risco para o setor ainda está fraco, o que pode limitar a demanda por Bitcoin.