Criptomoedas

Número de desenvolvedores de cripto cai 24% em 2023

Apesar de quedas, diversidade geográfica e multicadeia cresceram entre os profissionais

-
-

O número de desenvolvedores de criptografia ativos e de código aberto caiu acentuadamente 24% entre o final de 2022 e 2023, de acordo com um novo relatório divulgado nesta quarta-feira (17) pela empresa de risco de criptografia Electric Capital. 

O inverno criptográfico, que se instalou após o colapso de US$ 60 bilhões das criptomoedas UST e LUNA em maio de 2022, e o subsequente colapso da FTX em novembro daquele ano, pode ter sido responsável por essa queda dos profissionais da área.  

No entanto, o relatório também descobriu que a maioria dos desenvolvedores que deixaram a indústria no ano passado eram construtores de tempo bom, com pouco tempo de experiência no setor. Os desenvolvedores com mais de dois anos de experiência, em contraste, na verdade aumentaram em 33%. 

Os dados revelaram que esse ecossistema está se tornando mais diversificado. Em 2023, 36% dos desenvolvedores de criptografia eram de países não ocidentais, em comparação com 18% em 2018. A Europa continua a ser a região com mais desenvolvedores de criptografia, com 34%. 

Além disso, o relatório apontou que o número de desenvolvedores que trabalham em múltiplas blockchains está aumentando. Em 2023, 34% de todos os desenvolvedores trabalhavam em múltiplas cadeias. Isso sugere que esse ecossistema está se tornando cada vez mais interconectado. 

O Base, a rede Ethereum camada 2 da Coinbase, foi o novo ecossistema criptográfico de crescimento mais rápido em 2023. Após seu lançamento em agosto, o Base conquistou a indústria e atraiu 999 desenvolvedores exclusivos nos últimos três meses do ano. 

O Bitcoin, apesar de ser o blockchain original, já não é o mais popular entre os desenvolvedores. Em 2015, a rede atraiu mais novos desenvolvedores do que qualquer outro blockchain, com uma participação de 17%. No ano passado, esse número caiu para apenas 2%.