Criptomoedas

Polygon perde liderança para Ethereum em aquisição de usuários, mas cresce em 2023

Rede de escalabilidade atraiu 15,24 milhões de usuários no ano passado, apenas 160 mil a menos que a Ethereum

- Unsplash
- Unsplash

A Polygon, uma rede de escalabilidade de camada 2, perdeu a liderança para a Ethereum em aquisição de usuários em 2023, mas ainda assim teve um crescimento forte, de acordo com dados da empresa de análise de redes blockchain Flipside. 

A Polygon atraiu 15,24 milhões de usuários em 2023, apenas 160 mil a menos que os 15,4 milhões da Ethereum. Para a Flipside, um usuário é aquele que realizou pelo menos duas transações em uma blockchain específica, com pelo menos uma delas tendo ocorrido em 2023. 

Porém, a Polygon começou o ano de 2023 com um crescimento impressionante, conquistando 2,8 milhões de usuários em janeiro, o que representou mais de 40% do total de usuários adquiridos pela rede no ano.  

ARK Invest aposta no seu próprio ETF de Bitcoin (BTC) com troca de BITO por ARKB

"A partir daí, a Polygon experimentou o declínio mais consistente na atração mensal de usuários ao longo do ano em termos relativos, mas ainda se comparou favoravelmente com outras redes”, disse a Flipside. No entanto, a Ethereum acabou ultrapassando a Polygon na segunda metade do ano, mantendo a liderança até o final de 2023. 

O terceiro lugar foi do Bitcoin, com com 10,65 milhões de usuários adquiridos. A Solana e a Arbitrum completaram os cinco primeiros, com 5,6 milhões e 7,3 milhões de usuários adquiridos, respectivamente. 

A Flipside observou que a aquisição de usuários de blockchains atingiu o pico em maio de 2023, antes de começar a diminuir gradualmente. A empresa atribuiu esse aumento ao colapso do Silicon Valley Bank em março, que pode ter abalado a confiança em entidades centralizadas e provocado uma fuga para alternativas de custódia descentralizadas.