Após muita espera, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou sua primeira ordem executiva relacionada à regulamentação de criptomoedas.
O anúncio foi feito na quinta-feira (23), durante um discurso televisionado no Salão Oval. Na ocasião, Trump esteve acompanhado por David Sacks, nomeado como “czar de IA e cripto” do governo.
O que diz a ordem executiva de criptomoedas?
A ordem executiva sobre criptomoedas cria um grupo de trabalho dedicado a posicionar os Estados Unidos como a liderança global em criptoativos, com Sacks à frente da iniciativa.
Além disso, o grupo incluirá representantes de órgãos-chave, como o secretário do Tesouro, o procurador-geral, os presidentes da SEC e da CFTC, bem como outros membros do governo federal
A ordem também:
- Proíbe o desenvolvimento, emissão e circulação de uma moeda digital do banco central (CBDC) nos EUA;
- Solicita a criação de estudos sobre a formação de um estoque nacional de criptoativos;
- Propõe um marco regulatório para stablecoins.
Por isso, Trump ainda fez questão de destacar a importância da medida, afirmando que Sacks “vai ganhar muito dinheiro” com as novas diretrizes sobre IA e criptomoedas.
Mudanças
Por outro lado, a nova diretriz de Trump revoga uma ordem executiva assinada em 2022 pelo ex-presidente Joe Biden, a qual previa a criação de um arcabouço regulatório para criptomoedas pelas agências federais.
Para acompanhar o desenvolvimento das novas regulações de criptomoedas acompanhe o portal de notícias MyCryptoChannel.
Promessas cumpridas
Assim, a proibição do desenvolvimento de uma CBDC atende a uma das promessas de campanha de Trump.
Além de bloquear o desenvolvimento de uma CBDC, Trump também cumpriu sua promessa para o mercado de criptomoedas. Ele concedeu perdão a Ross Ulbricht, criador do Silk Road, um dos primeiros mercados ilegais a operar com Bitcoin.