As regras que a Turquia está elaborando para a indústria de criptomoedas visam principalmente garantir a proteção do consumidor, mas também pretendem apoiar a inovação no setor, afirmou vice-presidente do partido AK, Ömer İleri, à CoinDesk Turquia em uma entrevista na terça-feira (20).
İleri é responsável por supervisionar as Tecnologias de Informação e Comunicação do Partido AK. Ele participou de uma reunião para discutir a legislação cripto com representantes da indústria criptográfica, incluindo especialistas jurídicos e membros da mídia.
“A reunião de hoje foi realmente muito benéfica nesse sentido. Os representantes do sector partilharam as suas ideias sobre a avaliação da situação. Eles expressaram suas opiniões sobre o que deveria ser incluído no projeto. Honestamente, vemos que todos nós temos pensamentos semelhantes neste processo”, disse ele.
Ele informou que o país possui planos para campos tecnológicos, como blockchain e inteligência artificial. Em janeiro, o Ministro das Finanças da Turquia, Mehmet Şimşek, anunciou que os estudos técnicos para um pacote legislativo sobre criptomoedas estavam próximos da finalização.
"Nosso objetivo é proteger o cidadão, proteger o investidor, regular as plataformas, mas apresentar um projeto de lei que também abra caminho para inovadores e inovação", disse İleri.