Criptomoedas

Usuários de ecossistema Ethereum cresce nove vezes desde 2020 e analistas estipulam avanço de ETH

Demanda é impulsionada pelas soluções de escalabilidade da rede, como Arbitrum, Polygon, Optimism, Base e zkSync

Usuários de ecossistema Ethereum cresce nove vezes desde 2020 e analistas estipulam avanço de ETH

O ecossistema Ethereum (ETH) está em expansão, com um crescimento de quase nove vezes no número de usuários ativos diários nos últimos quatro anos, segundo dados da Bitwise. Essa demanda crescente, impulsionada pelas soluções de escalabilidade da rede, como Arbitrum, Polygon, Optimism, Base e zkSync, deve aumentar o valor do ETH, segundo analistas. 

No primeiro trimestre de 2020, o ecossistema Ethereum contava com uma média de 250 mil usuários ativos diários, a maioria na camada principal (layer-1) da rede. Já no primeiro trimestre de 2024, esse número disparou para cerca de 2,25 milhões, incluindo as soluções de layer-2 (L2s) lançadas desde então. 

McDonald's estreia metaverso em Singapura

Embora a mainnet da Ethereum tenha registrado 378 mil usuários ativos na terça-feira (4), as L2s representam a maioria, com Polygon contabilizando 1,3 milhão e as demais L2s juntas somando cerca de 1,5 milhão de usuários. O crescimento das L2s faz parte da estratégia de escalabilidade da Ethereum, defendida pelo co-fundador Vitalik Buterin.   

Com esses dados, a VanEck, empresa de investimentos em criptoativos, elevou sua meta de preço para o Ethereum até 2030 para US$ 22 mil. Em um relatório lançado na quarta-feira (5), analistas da VanEck destacaram a receita por usuário da Ethereum, que supera a maioria dos negócios da Web2, e a crescente adoção da criptomoeda por investidores institucionais e grandes empresas de tecnologia. 

“Prevemos que os ETFs de Ethereum à vista estão perto de serem aprovados para negociação nas bolsas de valores dos EUA. Esse desenvolvimento permitiria que consultores financeiros e investidores institucionais mantivessem esse ativo único e se beneficiassem das vantagens de preços e liquidez características dos ETFs,” argumentaram os analistas.