A recente valorização das criptomoedas parece ser impulsionada por decisões impulsivas de pequenos investidores, e não por grandes fundos ou fundamentos do mercado, segundo analistas do JPMorgan.
Em um relatório publicado na quinta-feira, Nikolaos Panigirtzoglou e sua equipe de analistas do JPMorgan observam que o "impulso do varejo em direção às criptomoedas se recuperou em fevereiro", o que provavelmente explica a forte recuperação do mercado nesse período.
Os analistas baseiam suas conclusões em diversos indicadores, como a análise dos fluxos cumulativos de Bitcoin (BTC) na rede, que mostra um aumento na participação de pequenos investidores.
“Esse ajuste é necessário porque as participações de bitcoin dos investidores de varejo que mudaram para os novos ETFs de bitcoin à vista são tecnicamente mantidas em carteiras institucionais maiores, mesmo que o investidor final seja o varejo”, disseram.
Outro indicador do interesse do varejo em criptomoedas é a crescente popularidade de tokens de IA e meme, que também se recuperaram em fevereiro, segundo os analistas. O aumento do interesse do varejo em criptomoedas no final de 2023 reflete um movimento similar no mercado de ações durante o quarto trimestre, observam os analistas.
Para a JPMorgam, o evento de halving do Bitcoin, a atualização da rede Ethereum e a as expectativas de aprovação de ETFs de Ethereum à vista nos EUA impulsionaram esse crescimento no setor cripto.