A Meta, empresa controladora do WhatsApp, anunciou uma grande atualização em seus aplicativos de mensagens que permitirá a integração com DApps cripto, blockchain e de outras redes sociais. A atualização, que visa atender à nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) da UE, impactará 2 bilhões de usuários do WhatsApp.
A integração é possibilitada por um protocolo de interoperabilidade de terceiros, permitindo que DApps de mensagens cripto e blockchain como Crypviser, Dust, Status, Wispr e Adamant se integrem ao WhatsApp.
Worldcoin processa Espanha por bloqueio à coleta de dados biométricos
A escolha de participar da interoperabilidade é do usuário. O diretor de engenharia do WhatsApp disse que “É importante dar essa escolha, pois se trata de uma situação que pode ser uma grande fonte de spam e golpes”.
O WhatsApp não permitirá a integração de DApps que não ofereçam o mesmo nível de segurança e privacidade do Signal, protocolo padrão utilizado pela empresa. A integração ainda está em desenvolvimento e não há previsão de quando será lançada fora da União Europeia.
“Esta será a primeira vez que os usuários farão parte de uma rede interoperável nos nossos serviços, pelo que será fundamental fornecer-lhes informações claras e diretas sobre o que esperar", afirmou a Meta.