Fenômeno

ETFs de Bitcoin reduzem demanda por BTC 'físico', dizem especialistas

Introdução de ETFs de BTC à vista, como o iShares Bitcoin Trust ETF da BlackRock, pode aumentar o 'Bitcoin de papel'

ETFs de Bitcoin reduzem demanda por BTC 'físico', dizem especialistas

A aprovação de ETFs de Bitcoin (BTC) à vista mudou o cenário de criptomoedas dos EUA. Segundo os analistas da CryptoQuant, a permissão concedida para os gestores de ativos, principalmente a BlackRock, de negociar os produtos de criptomoeda na bolsa pode levar a redução da demanda pelo BRC ‘físico’. 

 Isso acontece, pois, a introdução de opções no iShares Bitcoin Trust ETF (IBIT) pode aumentar o fornecimento “de papel” de Bitcoin já investidores institucionais podem obter exposição ao Bitcoin sem comprá-lo diretamente.  

“Opções em ETFs de Bitcoin à vista também podem significar que o fornecimento ‘de papel’ de bitcoin aumentará, já que investidores institucionais podem obter exposição à compra ou venda de bitcoin sem ter que investir no mercado à vista”, afirmaram os analistas da CryptoQuant. 

Eles destacaram uma tendência no mercado futuro. O fornecimento de “Bitcoin de papel” aumentou de 279 mil para 549 mil BTC durante o mercado de baixa de 2022. Assim, o aumento no interesse aberto indica uma preferência por derivativos de Bitcoin em relação ao ativo físico.   

Mercado de ouro e Bitcoin

Gordon Grant, um trader de derivativos, reforçou essa visão ao traçar paralelos com o mercado de ouro, que também opera fortemente com negociações de “papel”. Segundo ele, o fenômeno não é exclusivo das criptomoedas.  

No entanto, Grant destacou um fator importante que diferencia o Bitcoin de outros ativos tradicionais. Ele observou que, nas finanças tradicionais, o uso do BTC como garantia em contratos de derivativos regulamentados nos Estados Unidos ainda não é comum.  

“O que é relativamente novo para o Bitcoin à medida que nos movemos para produtos financeiros tradicionais é que o ativo digital não é facilmente usado como garantia para ganhar alavancagem, que é a criação efetiva de contratos de papel lastreados pelo BTC”, explicou. 

Preço do BTC

Nesta sexta-feira (27), o BTC está sendo negociado a US$ 66 mil com um avanço de 4,97% na semana. Segundo o CoinMarketCap, a maior criptomoeda do mundo valorizou 0,63% nas últimas 24 horas. Progresso aconteceu após divulgação de dados dos EUA.